terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Você sabe esfoliar a pele?

 

Esfoliação mal feita machuca o rosto, aumenta a sensibilidade e até causa manchas

 

Sabonetes e hidratantes com grânulos para esfoliação estão cada vez mais comuns e fazem parte dos cuidados com a pele de muita gente. O atrito das pedrinhas ajuda a retirar impurezas do rosto, renovar as células e até evita pelos encravados. Mas, segundo os  dermatologistas é preciso cuidado na hora de usar os produtos.

"Se não for feita corretamente, a esfoliação pode agredir a pele, causando lesões ou piorando problemas já existentes, como a acne. O ideal é, antes de escolher o produto, pedir indicação a um dermatologista e pedir dicas de aplicação para aprender como não sensibilizar a pele e obter bons resultados", afirmam os  médicos. Na dúvida, faça o teste abaixo e siga os conselhos dos especialistas para evitar danos .
desnecessários à pele. 



  Qual a idade mínima para se fazer esfoliação? 
 
 Obs: Recomenda-se fazer quando a pele começa a sofrer as mudanças da adolescência.
  Segundo os dermatologistas , a esfoliação deve ser iniciada quando a pele começar a sofrer mudanças, com o aparecimento de espinhas e o aumento da oleosidade. "O método é indicado para adolescentes e adultos. Antes dessa idade ela não é recomendada".
 Qualquer pessoa pode fazer esfoliação de pele? Não.
  "A esfoliação na pele seca deve ser feita com muito cuidado para não maltratá-la ainda mais", apontam o s dermatologistas. Entretanto, pessoas com problemas de pele mais graves, como psoríase, dermatite atópica e eczemas, devem evitar o tratamento, pois ele pode piorar as lesões já existentes, deixando a pele ainda mais fragilizada. Gestantes, por sua vez, devem ficar atentas aos produtos utilizados, que, se muito agressivos, podem afetar o bebê.
 Quanto maiores forem as partículas esfoliantes, melhor será o resultado do procedimento? Não.
 Assim como o tipo de esfoliante (creme, sabonete), o tipo de partícula esfoliante também varia, podendo ser de origem vegetal ou sintética. "Outra variação se dá em relação à dimensão e ao tipo dos grânulos, que podem ter características mais ou menos abrasivas". Dependendo de como e onde os grânulos são aplicados, os resultados podem ser negativos, variando de pequenas lesões até grandes machucados na pele. Portanto, quanto maior a sensibilidade da pele, menor deve ser o tamanho dos grânulos.
 
 A pele precisa de alguma preparação antes de ser esfoliada? Sim.
 A limpeza da pele (com sabonete próprio e tônico) é pré-requisito para realizar a esfoliação, pois se os resíduos não forem eliminados da pele, o tratamento será menos eficaz". Em seguida, o processo de esfoliação pode ser iniciado com movimentos circulares, suaves e para lados alternados, nunca causando desconforto. Lembre-se também de insistir em zonas em que a pele é mais espessa, como nos cotovelos ou nos joelhos.
 Posso usar esfoliante corporal no rosto e vice-versa? Não.
  "Esfoliantes para o rosto devem ser usados apenas no rosto, assim como os corporais, que devem ser usados somente no corpo", esclarece Daniela. O rosto pede grânulos menores e mais delicados, enquanto que o corpo exige grânulos maiores e mais resistentes. Não se esqueça de hidratar a pele após a esfoliação.

Existem produtos que devem ser evitados após a esfoliação da pele? Sim. Alguns.

De acordo comos dermatologistas, devem ser evitados produtos com muito corante ou perfume após a esfoliação pelo perigo de causar alguma reação alérgica. "Deixe de lado também, pelo menos nos primeiros dias após o tratamento, maquiagens muito pesadas e até protetores solares com base. Prefira filtros solares comuns", aconselham.


Espero que tenham gostado das dicas. Bjx e até mais.










Nenhum comentário:

Postar um comentário