segunda-feira, 26 de março de 2012

Dicas para esfoliar rosto e corpo

    A pele é um órgão que está sempre se renovando, ou seja, as células da camada superficial se desprendem de forma contínua e são substituí-das por outras. "Os esfoliantes são úteis, porque provocam uma abrasão, removendo as células da superfície que já se soltaram", explicam os dermatologistas . O procedimento leva embora também resíduos de secreções sudoríparas e sebáceas e impurezas, como restos de creme, evitando o acúmulo e o endurecimento da epiderme. Por isso, dá à pele melhor textura e luminosidade. "Além disso, a massagem proveniente da aplicação ativa a circulação."

                                          Como fazer

   Tenha à mão esponjas, luvas e buchas vegetais suaves, cremes e géis com grânulos vegetais (sementes de apricot ou açúcar) ou sintéticos (microesferas de polietileno) - pequenos para rosto e lábios e maiores para o corpo.

             

   · Rosto
     Faça a esfoliação uma vez por semana. Ao aplicar o produto, tome cuidado para não passá-lo nas pálpebras, local de pele muito fininha. "Se empregar muita força na massagem, ou usar cosméticos inadequados, há o risco de remover células que ainda não estão na fase de se desprender, causando uma verdadeira abrasão e retirando o manto protetor".
   · Lábios
    A pele dessa área também precisa de renovação para se manter sempre lisinha e macia. Aquelas pelinhas que soltam especialmente nos dias frios podem ser combatidas com uma esfoliação leve. Use um produto caseiro, uma vez por semana: a mistura de um pouco de fubá com mel ou de mel, açúcar, aveia e iogurte natural.
proveniente da aplicação ativa a circulação."


 . Corpo
    Realize o tratamento a cada 15 ou 20 dias. A melhor hora é durante o banho. Pés, cotovelos e joelhos devem receber maior atenção. Se estiverem grossos, use esfoliantes mais fortes. Importante: não faça gomage se tiver qualquer tipo de infecção, irritação ou alergia na pele. O método é ótimo para tratar asperezas, acelerar a remoção de células mortas e uniformizar a descamação pós-sol. "O segredo é sempre obedecer aos limites de sua pele. A massagem não pode ser dolorosa - se exagerada, implica ressecamento, irritações e até dermatite. É imprescindível utilizar hidratante no final".

Sugestão de produtos.

                  


  Bjx e uma ótima semana.

Um comentário:

  1. Oi Cida,
    Gostei das dicas. Geralmente faço esfoliação só no corpo e uso o esfoliante do Boticário.
    Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Já estou seguindo e vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    Beijos 1000 e uma ótima 3ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir